Novo recurso para reconhecimento facial do Facebook gera polêmica

Organização de segurança na web diz que a nova ferramenta está violando a privacidade dos usuários

O Facebook acaba de expandir a sua ferramenta de reconhecimento facial. O recurso, que foi automaticamente disponibilizado para os usuários, visa acelerar o processo de inserção de tags em rostos de amigos e conhecidos que aparecem em fotos publicadas no Facebook.

No entanto, a notícia da implementação da nova ferramenta tem gerado polêmica, de acordo com a agência de notícias Reuters. A empresa de software de segurança Sophos publicou um post em seu blog dizendo que muitos usuários do Facebook estão relatando que o site tem habilitado a opção de reconhecimento facial sem enviar qualquer notificação. "Mais uma vez, sentimos como se o Facebook quisesse corroer a privacidade de seus usuários com discrição", dizia o post escrito por Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos.

Quando o Facebook foi questionado sobre os pontos levantados pela Sophos, a equipe da rede social soltou um comunicado dizendo que "deveria ter sido mais claro com as pessoas durante o processo de lançamento". A empresa ainda disse que as sugestões de tags aparecem somente quando novas fotos são adicionadas, mas os usuários podem desativar o recurso em suas configurações de privacidade.

Serviços como o Picasa, do Google, e o iPhoto, da Apple, também fazem a identificação de pessoas em fotos. Mas o iPhoto dá aos usuários a possibilidade de eles escolherem usar ou não o reconhecimento facial. No entanto, o Facebook opera de forma independente, analisando rostos em um vasto leque de fotografias carregadas recentemente. "Não acho que está certo deixar que as pessoas definam o que não gostariam de usar. A melhor opção seria o oposto - deixar que os interessados se cadastrem", completou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei em breve !