Os endereços da internet estão acabando?

A solução é o IPv6. Mas nossos aparelhos irão aceitar os novos endereços da internet?

Quando você digita o endereço.com em um navegador, seu provedor de internet procura o endereço de IP (protocolo de internet) - uma série de números separados em grupos de até três por pontos, como 000.00.000.000 - correspondente a um domínio. Esse número diz ao seu provedor onde ele pode encontrar o site procurado, funciona como um endereço.

Mas há um problema, os pesquisadores do pentágono conceberam originalmente a internet para ter endereços de IP com dígitos de 32 binários (base 2) – o 32-bit – compostos de 1 e 0. Traduzindo para números decimais calculando 2 elevado a potência 32 –, significa que temos 4.294.967.296 possíveis endereços de internet. Esse é o limite do protocolo de Internet Versão 4 (Ipv4).

Com o crescimento da internet nos anos 1990, ficou claro que os endereços do IPV4 não seriam suficientes. Em 1998, Internet Engineering Trask Force, comunidade internacional preocupada com a arquitetura da internet, determinou um novo padrão chamado IPv6. Ele teria endereços de 128-bit de comprimento, ou seja, 2 elevado a 128 ( o mesmo que 340.282.367.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 ou 314 um decilhões) de endereços possíveis.
O problema é que estamos chegando ao fim dos endereços do IPv4 e pouco tem sido feito para tornar os equipamentos de acesso à internet capazes de entender os endereços do tipo 128-bit. E a Internet Assigned Numbers Authority, organização mundial que regula a atribuição de IPs, disse hoje que está se preparando para distribuir os últimos cinco lotes de endereços IPv4 a cinco agências de registro regionais. Por isso, estima-se que os endereços IPv4 possam chegar ao fim ainda este ano.
Mas nem tudo está perdido, algumas multinacionais estão comprando vários endereços de IPv4 que não irão utilizar e que irão vender aos provedores de acesso à internet. O problema é que, quando um recurso se torna escasso, seu preço aumenta – ao menos, até a chegada dos endereços IPv6.
Enquanto os provedores de internet estão silenciosamente mudando sua infraestrutura para o IPv6 há alguns anos, fabricantes de software,
computadores, roteadores e outros equipamentos podem não estar fazendo o mesmo. Isso significa que muitos de nós podemos estar usando gadgets que não funcionarão com endereços IPv6.
Teremos uma ideia da escala do problema no meio do ano quando Yahoo, Facebook e Google farão o Dia Mundial do IPv6. As empresas irão colocar seus endereços no formato IPv6 em um evento público para detectar todos os problemas possíveis que usuários vão enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei em breve !