Profissional Web Designer

É o profissional competente para a elaboração do projeto estético e funcional de um web site. Deve ter muito conhecimento em linguagens de formatação principalmente como XHTML (Extensible Hypertext Markup Language), CSS (Cascade Style Sheet), pois na sua carreira o layout é o mais importante, bem como softwares de edição e tratamento de imagens.

Então na verdade a interface é sua obra de arte. É especializado em projetar sites para internet, pois para construir um bom site é preciso ter noções estéticas, funcionais, ergonômicas, psicológicas e até mercadológicas de uma composição gráfica.

O próprio nome já diz tudo - "Designer da Web". Ele trata do layout, da navegabilidade, da arquitetura de informação, da arquitetura de design. Efetua testes e mais testes, Faz protótipos, planejamentos, cronogramas, etc.

Hoje as disciplinas estudadas por um web designer estão mais definidas, mas o avanço tecnológico ainda tem fragmentado o profissional de web em mais e mais especialidades. Parece que á medida que a web vai "amadurecendo", as coisas começam a se fragmentar e trona-se cada vez mais prático de realizar seu trabalho, pois surgem novas ferramentas e frameworks cada vez mais práticos, ainda não sei, mas pode ser que no futuro tudo seja por meio de "botões",, isto é, clicando neste e naquele botão você acabará montando uma página inteira. Por um lado seria mais fácil de realizar o trabalho, mas ai penso... E o nosso conhecimentoonde vamos aplicar!?... Ficaremos acomodados apenas com um software que faz tudo por nós... Não! Não eu não quero ser esta pessoa, devo acreditar em mim fazer minha própria obra de arte.-

E além do mais deve pensar não só como web designer, mas como o usuário ou ainda, o cliente. Pensando em usabilidade e funcinalidade, por isso muitas vezes colocar a tcnologia antes dos usuários pode ser desastroso.

Muitos me perguntam o que fazer para ser um web designer!? Primeiro você deve saber o que uma escola de web design deve ter como conteúdo. Não pense como deve programar em JavaScript, PHP ActionScript, ASP, utilizar Dreamweaver, Flash, enfim... pois antes de se "especializar" em web design você deve saber DESIGN. Não vá direto ás escolas que prometem apenas te ensinar, por exemplo a usar o Flash. Escolha uma que te diga como usá-lo, quando, porque e para que uar o Flash. Programação e design são duas áreas distintas, banners e outras animações em Flash tem seu momento e local apropriado para utilizar.

O design iniciou em uma época em que nem se pensava em computadores. No caso do Web Designer, um computador é apenas uma ferramenta, e nada adianta escolher uma escola que te ensine a usar os softwares gráficos sem lhe explicar que um web site é um veículo de comunicação, é preciso saber explicar o "porque" você está colocando aquele bonequinho pulando na tela, quais os efeitos que aquilo causa no internauta, como anda o nível de usabilidade do seu site, etc... Design é uma palavra de origem alemã que significa "PROJETO", planejar uma obra de arte. Por isso o Web Designer tem o objetivo de fazer numa "composição gráfica organizada, estruturada e direcionada" que gerará um produto (impresso ou digital).

Então para ser um bom Web Designer, você deve estudar tipografia, design, metodologia de projeto, composição, história da arte, criação, metodologia da pesquisa, estética, ergonomia, semiótica, produção gráfica, computação gráfica, desenho, ilustração, fotografia, psicológia e até marketing. Você precisa sim conhecer os recursos que tem a mão para fazer um bom site, mas conhecer os recursos e não aplicá-los pode levar o seu projeto á ruína.

Procurem sempre dedicar-se ao máximo para realizar um projeto, organize-se antes. As experiências virão com o tempo, troca de informações com outros profissionais ajudam muito no nosso desenvolvimento e a leitura também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei em breve !