Briefing

O Papel do Briefing na Elaboração de um projeto web

Quando um cliente pede um site a primeira coisa que devemos fazer é preencher o Briefing deste projeto, Briefing é nada mais que um perfil do projeto, onde recolhemos todas as informações possíveis. Um Briefing bem desenvolvido é o principal responsável pelo sucesso de um projeto. Na maioria das vezes é a partir de um Briefing que iniciamos um projeto. É a partir dele que desenvolvemos o layout, a estrutura e a programação necessária para compor o projeto.

Quanto mais informação tiver melhor, embora muitas vezes o cliente não tem nem idéia de como vai fazer o projeto, mesmo assim devemos nos esforçar para recolher o máximo de informações, da forma mais amigável possivel.

É muito comum encontrar um cliente que nao tem nem idéia do que quer para seu site, e depois que as coisas vão andando ele começa a solicitar mudanças que comprometem todo o projeto. Bom isso é um pouco complicado, mas somos contratados para resolver os problemas do cliente, portanto nada mais justo que acatar o que tem fundamento e colocar a mão na massa.

A elaboração do Briefing é muito pessoal e cada empresa ou profissional tem o seu modelo, ou adota alguma característica diferente na montagem do seu próprio Briefing.

Não possuir um Briefing pode trazer muitos problemas, como um layout que não é adequado ao projeto( e por isso deverá sofrer diversas mudanças), uma estrutura de sistema que não soluciona o problema, o fracasso final do projeto quando você descobrir que o padrão visual não tem nada haver com o projeto, enfim, uma série de coisas que deverão ser refeitas e com isso você tem a maior parte de seu tempo dedicado ao projeto perdido.

Bom, é por isso que devemos insistir educadamente para coletar o máximo de informações do cliente, afinal, eles são nossa matéria prima.

Abaixo um exemplo de algumas coisas que um Briefing deve conter:
Informações sobre o cliente
Nome:
Telefone:
Endereço:
Responsável pela aprovação:
Missão da empresa:
Filosofia comercial:

Informações sobre o target / sobre os usuários
Quem irá freqüentar o site?
Classe social:
Idade média:
Sexo mais freqüente:
Grau de escolaridade:
Nível de conhecimento tecnológico:

Informações sobre o projeto
Problemas a resolver:
Elementos obrigatórios:
Tem padrões existentes, como logos, cores ou imagens que devem ser incorporados?
Cite outros sites da web que você gosta. O que você gosta a respeito deles?
Vai ser utilizado Banco de Dados:
Onde será hospedado:
Qual limitação tecnológica:

Informações sobre a concorrência
Quem são os concorrentes?
Por que são concorrentes?
Pontos positivos da concorrência:
Pontos negativos da concorrência:

Com base nisso, refaça o seu, do seu modo, com as suas necessidades.

Abaixo algumas coisas que se tornam muito importantes na elaboração do Briefing

1) Colete todas as informações possíveis sobre seu cliente e sobre o projeto que você vai desenvolver.

2) Estude-as, crie novas perguntas, pesquise e responda-as.

3) Misture todas as informações coletadas e transforme-as em imagens, cores, forma, etc.

4) Analise o projeto pensando em psicologia, ergonomia, funcionalidade, tecnologia, mercado, cultura, etc.

5) Selecione a proposta que mais se encaixe ao objetivo de seu cliente e finalize.

6) Faça um Brainstorm, ou seja uma chuva de idéias. É onde recolhemos a criação, sugestão, opinião de todos os integrantes do grupo e escolhemos a mais adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei em breve !