Eterno aprendizado do Design

O eterno aprendizado do design

Estudar sempre e ampliar cada vez mais as fontes de referências.

São com estas dicas que estou sempre aperfeiçoando o trabalho na área do design. E tais escolhas refletem seu crescimento profissional ao longo dos anos.

Faça um ótimo curso, vá a exposições, museus, assista palestras, faça workshops, conheça outros designers, amplie seu vocabulário visual. Outra coisa legal é não procurar referências somente no campo do design, caminhe por outras vias também. Leia revistas, livros; é desagradável dizer isso, mas nem tudo está no Google. Aprender uma profissão leva tempo, todo dia aprendo algo e espero que seja sempre assim. Então tenha calma, vá passo a passo que você vai ver gradativamente seus trabalhos ficarem melhores, mais maduros e o mais importante: originais.

A visão madura sobre a importância desses aspectos talvez possa ser explicado pelo esforço de cada pessoa.

Já precisei conciliar término de curso, com trabalhos de Freelancer. Tive experiências enriquecedoras em todos os lugares. Tenho alguns projetos frilas onde busquei e costumo buscar sempre em cada um, sintonia perfeita por menor que seja o projeto, precisa-se saber administrar e otimizar as tarefas.

Gosto de fazer meus frilas á noite, quando já realizei as outras tarefas necessárias e, onde também durante o dia observei diversas situações, assim com elas tenho mais criatividade para projetar. Não tenho dias específicos para isso. Mas tenho um defeito que a maioria dos freelancers não tem: não viro noite e nem trabalho de madrugada. Acho melhor assim, pois meu foco fica fixadamente no projeto onde o resultado é sempre favorável. Planejar e executar. Cumprir seus próprios prazos.

Acho muito interessante conhecer outras culturas, outros visuais, é importantíssimo observar, por exemplo como as pessoas que têm diferentes referências visuais refletem isso naturalmente no dia a dia delas. Citando um dos casos, na África os grafismos das tribos e cores estão presentes nos tecidos que o povo usa cotidianamente, presentes nas roupas até as pinturas das casas. Acontece na Índia e nos países árabes também. Nesses locais, isso é bem marcante.

Por isso sempre acho melhor criar e recriar, assim a experiência surgirá !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei em breve !